Brasília, contradições de uma cidade nova

23 de setembro de 2013


Hoje tive o prazer de existir "Plano B" - Um documentário sobre o documentário Brasília, contradições de uma cidade nova, gravado na década de 60, sobre a construção de Brasília e as desigualdades sociais. Excelente produção! #Extasiado #46FestivaldeCinemadeBrasília #2013

PLANO B - Trailer Busca from getsemane silva on Vimeo.

Trailler Plano B 

"Ao expelir de seu seio os homens humildes que a construíram e os que a ela ainda hoje acorrem, Brasília encarna o conflito básico da arte brasileira, fora do alcance da maioria do povo. O plano dos arquitetos propôs uma cidade justa, sem discriminações sociais, mas, à medida que o plano se tornava realidade, os problemas cresciam para além das fronteiras urbanas em que se procurava conter. Na verdade são problemas nacionais, de todas as cidades brasileiras, que nesta, generosamente concebida, se revelam com insuportável clareza. É preciso mudar essa realidade, para que no rosto do povo se descubra quanto uma cidade pode ser bela".



Brasília, contradições de uma cidade nova (1967)
Documentário, 22 min.
Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade, Luis Saia, Jean-Claude Bernadet
Narração: K.M. Ekstein






"Os nossos braços foi que teve que derrubar essa mata, fizemos fogo, faziam fogueiras aqui, pra poder conseguir armar os barracos, ficou pessoas aqui no relento, uma época fria, que morreu crianças aqui de frio, e morreu adulto também."

A Filmes do Serro, produtora dos filmes do Joaquim Pedro, sempre cuidadosa, providenciou fotos e um trecho do filme disponíveis na página do filme, e também o texto do Jean-Claude Bernadet.
 
Há um texto de uma blogueira também muito interessante sobre o filme, que vale a pena conferir.
 

Relação teoria e prática

12 de setembro de 2013




Teoria e prática andam juntas.
Mas às vezes elas brigam.
Não conseguem se aproximar.
Ficam longe.
Demoram a se encontrar.
Mas, não tarda, voltam a ser amigas.
Não importa o que uma vez.
Elas aprenderam algo:
Que uma precisa da outra para sobreviver.