IBGE e Homossexualidades

30 de julho de 2010


"IBGE ... SE VOCÊ FOR LGBT, DIGA QUE É!"


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua pesquisa censitária que começa em agosto de 2010, vai perguntar se as pessoas (cônjuges ou companheiros(as), com união estável ou não) possuem parceiros(as) do mesmo sexo ou de sexo diferente.

“Isso é uma inovação do Censo”, disse uma Agente Censitária Municipal em um momento estanque do Treinamento de Recenseadores que ocorreu no UniCEUB, em Brasília-DF.

Durante o treinamento, que participei (sim, sou um dos recenseadores!), indaguei se não receberíamos noções menos técnicas e mais “humanistas”, no sentido de saber se relacionar com o entrevistado durante a coleta de dados, principalmente, nas questões sobre deficiência, etnia e sexualidade.

A agente ressaltou, para as pessoas da turma, que todos são adultos, responsáveis e que devem fazer um trabalho com ética e sem preconceitos.

Mesmo com essa afirmação da agente, foi interessante observar as reações de alguns recenseadores quando chegava à questão se a pessoa possui parceiro(a) do mesmo sexo ou de sexo diferente. A risada parecia automática. Além disso, na questão sobre sexo da pessoa (a única que não precisa perguntar diretamente, conforme as orientações recebidas) sempre se ouvia: “sexo masculino é, mas saber se é homem é outra coisa!”.

Nesses tipos de frases notam-se duas coisas: a ausência da representação das homossexualidades femininas, como se elas não existissem e, portanto, como se elas não são dignas de ser lembradas, incluindo, deixar de realizar ações afirmativas de defesa de direitos dessas identidades; mas também, o fato do “senso comum” reconhecer a diferencia entre “sexo” (características anatômicas) e “gênero” (características sociais), mas mesmo assim continuar cultuando um modo típico de ser homem e mulher.

Enfim, só sei que embora o Censo Demográfico não pergunte sobre a orientação sexual (se é homossexual, heterossexual ou bissexual), vai perguntar sobre os casais homoafetivos. E o que resta agora é apoiar a Campanha "IBGE ... SE VOCÊ FOR LGBT, DIGA QUE É!" promovida e recomendada pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Portanto, se você vive com seu(sua) parceiro(a), não se sinta incomodado, coagido ou com vergonha, informe ao recenseador ou à recenseadora.

É importante salientar que essa informação será fundamental para fins de pesquisa e pressões em torno da implementação de políticas públicas voltadas a população LGBT.

Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, “É importante que nós ativistas e governo tenhamos dados concretos para construirmos políticas públicas”.

Texto escrito a partir da notícia “ABGLT lança campanha para o Censo 2010” publicada por Dri Quedas no site Dykerama.com

Acompanhe meu Blog e torne-se um(a) seguidor(a)!  

Até a próxima!

2 comentários:

Professor DF disse...

Vc é o Kara
Sempre conectado e descolado
Parabéns

Homem, Homossexual e Pai disse...

legal, fiquei sabendo da campanha no blog do Raize, ja estou divulgandono meu blog

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui um comentário!