Se acha e desarma

13 de outubro de 2020

Achar

Achismo

Acho sempre alguém

Querendo bancar o sabido

 

Quem pensa que achar é incorreto ou achismo

Se acha e parece ser mais esquisito!

Deveria se preocupar com outra coisa

Ao invés de ficar corrigindo o amigo

 

A fala que considera

A expressão “eu acho” como menos correta

Não imagina que nela

Um preconceito se instala

 

Quer se colocar como sabido

Rebaixando o amigo

Como se todos devessem usar a língua na forma do erudito

 

Mas achar além de encontrar, descobrir e procurar

É também supor, pensar e opinar

E mais outras coisas que eu não acho agora para falar

 

Presta atenção meu amigo.

Da próxima vez...

Não repita esse tipo de preconceito linguístico.

 

Os acadêmicos são os principais!

Acham que só porque estão na academia

Sabem mais

 

Mas há aqueles que desconstruíram esse preconceito linguístico

E entenderam que valorizar o popular e o senso comum

Também pode ser parte do conhecimento científico.

 

Se você quer falar erudito

Fica a seu critério meu amigo

Mas não venha querer consertar o que certo também está

 

Aliás, certo não.

Em matéria de língua predomina a variação!

Deveríamos é valorizar a nossa riqueza linguística

E evitar pensar em certo e errado para se referir a língua.

 

É claro que existe a norma culta

Mas também há a coloquial

Use sempre quando for necessário...

E não se sentir acuado

 

O importante é não deixar de abusar das possibilidades da língua.

Use e abuse dos vocábulos...

E venha cá...

Pare de ser chato.

 

Agora eu me despeço

E espero que eu não tenha que repetir mais esse verso.

Ache o que quiser

Mas eu continuo achando que se você continuar...

É um Zé Mané.

 

Pense bem bonito.

Não creio que você não entendeu

Esse meu verso bem dito.

Até mais

Fica em paz...

Te vejo no próximo poema meu rapaz

 

Cleverson Domingos

12/10/2020

 

*****

 Ocorrências do verbo achar

·Achar1: [sn achar sn]: verbo pleno = descobrir; tentar encontrar; procurar

·Achar2: [sn achar que] [sn]: verbo pleno performativo-modalizador = opinar

·Achar2’: [sn achar o Sadj]: verbo pleno performativo-modalizador, forma reduzida de achar2

· Achar3: [sn achar] [que S]: verbo modalizador epistêmico = supor

· Achar4: [S] achar; achar [S]; [S]achar[S]: elemento modalizador que tem o comportamento semelhante ao dos advérbios modalizadores epistêmicos quase-asseverativos talvez, provavelmente

 

REFERÊNCIAS

SANTOS, Gabriela Loureiro dos; FONSECA, Ludmila; PEREIRA, Meiriele Cruz Pereira. A gramaticalização do verbo achar no português do Brasil sob um ponto de vista diacrônico. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/revele/article/download/4351/4165>. Acesso em: 12 out. 2020.

0 comentários:

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui um comentário!