O que é o amor?

15 de dezembro de 2010


Assisti um capítulo da minissérie “Afinal, o que as mulheres querem” e fiquei pensando: quero ser assim! Quero dançar e não está nem aí. Quero viver. Divertir. Apaixonar-me e aproveitar até o fim. 

Cada um(a) tem uma concepção de “amor”. O amor é algo inventado, já dizia Cazuza, “pra se distrair”.

Tem horas que me questiono dessa concepção de amor monogâmico, de regras, de possessão, de almas que se unem e formam uma única. Essas ideias dialogam com as afirmações da Regina Navarro, psicanalista e escritora, que questiona essa concepção de amor “cristão” o qual somos “formados(as)”.

Não pretendo me alongar, mas cabe apenas lembrar da bonita poesia de Renato Russo, que Cássia Eller também não deixou de recitar:

“[...] Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar / Que tudo era pra sempre / Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba [...]”


Assista ao episódio e reflita sobre a mensagem final:


“Eu sempre achei que o amor, que o grande amor fosse incondicional. Que quando houvesse um grande encontro entre duas pessoas tudo pudesse acontecer… Porque se aquele fosse o grande amor, ele sempre voltaria triunfal… Mas nem todo amor é incondicional… Acreditar na eternidade do amor é precipitar o seu fim... Porque você acha que esse amor aguenta tudo, então, de um jeito ou de outro, você acaba fazendo esse amor passar por tudo… Um grande amor não é possível. E talvez por isso é que seja grande – para que nele caiba o impossível.” (Minissérie Afinal, o que as mulheres querem)

1 comentários:

Volt In AIR disse...

O amor e algo que só se sabe que existe em você quando ele esta a perigo de extinção...e deixa você em estado enfermo pessoal apenas por ter descoberto que ele esteve em sua vida.

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui um comentário!