Sagrada Terra Especulada - A luta contra o Setor Noroeste

7 de dezembro de 2010


A dominação, a colonização e a corrupção continuam....











Infelizmente, não pude ir à estréia do filme “Sagrada Terra Especulada - A luta contra o Setor Noroeste”, na última sexta-feira (03/12), na Asa Norte. No entanto, na madrugada de hoje (07/12) assistir pela internet o filme-documentário e fiquei muito sensibilizado com a questão dos índios e do meio ambiente, mas também indignado com esse “nosso” governo explorador e interessado apenas em seus próprios benefícios. 

Trata-se de uma produção minuciosa feita pelo Centro de Mídia Independente (CMI) que conta com a participação de intelectuais, políticos, movimentos populares, estudantes, entre outras pessoas, discutindo a iniciativa de construção do Setor Noroeste de Brasília.

Segundo a reportagem do CMI, “o Filme critica a especulação imobiliária no DF com base no recente período de lutas contra o Setor Noroeste, bairro de alto luxo construído pela especulação imobiliária do Distrito Federal. Tendo como enfoque a luta realizada desde o a Reserva Indígena Santuário dos Pajés, a obra traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. Do outro lado, apresenta a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta contra estes podres poderes”.

Gostei tanto dessa produção que acredito que é necessário divulgá-la. Com o filme-documentário, é possível perceber como o governo e os políticos “apropriam-se” de discursos considerados 'politicamente corretos' para justificar sua dominação e exploração. É possível visualizar a guerra “política” que envolve governos, mídia, empresários e interesses privados. Admirei-me com a resistência dos índios que ocupam a região, bem como com as suas culturas preservadas, como a Reserva Indígena Santuário dos Pajés, mas também com estudantes, acadêmic@s e movimentos organizados que defedem os direitos desses povos. Espero que com a divulgação do filme-documentário, as pessoas repensem algumas questões que atingem não só a população indígena, mas a nós tod@s! 

Resistência, Força e Paz do Grande Espírito!

1 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente para todo crescimento e desenvolvimento há o mínimo de destruição. E com essa história do Noroeste eu só lembro da usina de Belo Monte que é um projeto gigantesco e ainda mais destrutivo. Será que vale mesmo a pena o sacrifício de alguns para o benefício de vários outros? É bastante interessante que haja sempre pessoas a lutarem pelo lado mais fraco das histórias. O filme parece ser bem válido.

Postar um comentário

Você gostou dessa postagem? Deixe aqui um comentário!