O feedback no processo de aprendizagem online: desafios, cuidados e possibilidades

26 de fevereiro de 2013





Feedback é uma palavra inglesa composta pelos radicais feed (alimentar) e back (voltar), gerando a expressão realimentar ou retroalimentação. A palavra é utilizada em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Engenharia, Psicologia e Educação. Na educação, um exemplo de feedback é o/a professor/a explicar a matéria e perguntar para o/a estudante o que entendeu, ou seja, o/a professor/a estaria recebendo um retorno por parte do/a aluno/a daquilo que ensinou. Outro exemplo é quando o/a professor/a emite um comentário sobre uma atividade que o/a estudante fez, buscando apontar se atendeu aos objetivos da atividade ou se ainda precisa avançar em alguns aspectos, seja na compreensão do conteúdo, na formatação do texto e na exposição de suas ideias. 

No âmbito das relações interpessoais, lidamos com o feedback a todo momento, ora para expressar algo que gostamos ora para expressar algo que não gostamos. Entretanto, quando falamos em feedback na área de educação é importante compreender que ele não se resume a essa simples questão de gostar ou não. O feedback na área de educacional está relacionado com a avaliação formativa. De acordo com Kraemer(2005), a avaliação formativa representa o principal meio através do qual o/a estudante passa a conhecer seus erros e acertos, e assim encontra maior estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos. Por ser uma estratégia de avaliação formativa, torna-se importante saber dar feedback ao aluno/a, tanto como forma dele saber como está seu desenvolvimento e aprendizagem, quanto como modo de apontar aprendizagens que precisam ser desenvolvidas.


Com base nessas considerações iniciais, buscarei refletir sobre o feedback na área de educação, especialmente, no campo da educação a distância. A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada pelo uso de tecnologias da informação e da comunicação, em que nem sempre o “aluno” e o “professor” ocupam o mesmo espaço e se comunicam no mesmo tempo. Nesse sentido, fazer feedback no processo de aprendizagem é uma prática que envolve desafios, cuidados e possibilidades. Pela própria natureza da comunicação online, em que nem sempre é possível identificar as intenções e sentidos em uma mensagem escrita, torna-se fundamental desenvolver uma comunicação modelada, que evite palavras dúbias, seja objetiva e construtiva. Como diz Mill, Abreu e Lima e Lima (2008), nos processos de aprendizagem online “a palavra escrita passa a ter novo valor”. Assim, além de prezar pelas normas gramaticais, é fundamental que o feedback seja cordial, lembrando que não se trata de menosprezar a atividade do aluno, mas de conforme afirmam Mill, Abreu e Lima e Lima (2008), “mostrar ao estudante se ele está no caminho certo ou nao”.

Ainda sobre os cuidados, a comunicação, por meio do feedback, exige levar em conta que o aluno é um adulto, não um ser incapaz, como relata a professora Denise de Abreu e Lima no vídeo abaixo. Ao conceber o aluno como um adulto, deve-se evitar reproduzir as relações que geralmente prevalencem nos processos de aprendizagem presenciais. Ao considerar o aluno como uma pessoa capaz de construir seus conhecimentos, de se superar, é importante estabelecer uma comunicação que valorize a participação e aponte, de forma sutil, os pontos que ainda precisam ser aprofundados. É isso que algumas pesquisadoras, dentre elas a professora Denise de Abreu e Lima tem chamado de “comunicação modelada”, ou seja, a importância de não ser omisso quanto os resultados apresentados, mas ao mesmo tempo não fazer juízos que simplesmente apontem o “erro” e não dê oportunidade da pessoa refletir sobre o que precisa melhorar para avançar na aprendizagem. Portanto, uma comunicação modelada e respeitosa é um dos cuidados. 

Há inúmeros desafios na prática do feedback, e levar em consideração os cuidados supracitados é uma forma de superar alguns deles. Um desafio da tutoria online e do feedback é responder ao cursista sempre em tempo ágil. De acordo com as atribuições do Tutor do Sistema UAB/CAPES,  o profissional selecionado para realizar a tutoria Tutor deve manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas. Nesse sentido, o feedback deve ser dado rapidamente, visto que os conteúdos e as atividades programadas de um determinado tópico geralmente ocorrem no prazo de uma semana. No caso do feedback das atividades, também é fundamental que seja feito assim que o cursista encaminhe a atividade pelo recurso específico, pois assim é possível realizar uma pré-correção e avisar o cursista, caso seja necessário, que necessita refazer determinado aspecto e enviar novamente a atividade para que atenda aos objetivos traçados. 

Com relação as possibilidades do feedback, geralmente, conforme comentam Mill, Abreu e Lima e Lima (2008), “os educandos reagem favoravelmente ao contato frequente e ao feedback dos tutores, especialmente em estagios iniciais das atividades sugeridas no ambiente virtual” (p. 123). Assim, o feedback tem o potencial de incentivar a reflexão por parte do cursista de seu próprio processo de aprendizagem, além de motivá-lo a superar as suas próprias dificuldades. É por meio do feedback que se pode alertar ao aluno se os objetivos estão sendo cumpridos ou se há competências que necessitam ser aprendidas. Portanto, o feedback, se bem utilizado, trás como possibilidade o desenvolvimento da aprendizagem. 

Para finalizar, é importanter compreender que o feedback não deve ser confundido com crítica. Para Ferreira (2007), o feedback é “um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada ou não entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes a como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice e versa”. A crítica, ao contrário do feedback, “é um processo de comunicação verbalizada ou não, entre duas pessoas ou entre pessoa e grupo com o objetivo de passar nossos valores de certo e errado, geralmente traz consigo a intenção  de acusar, julgar e condenar e, não raro, com intensa carga emocional dos interlocutores”. Em síntese, feedback é uma resposta, ou seja, a emissão de alguma mensagem que venha ajudar o/a aluno/a. 

No vídeo abaixo, a professora doutora Denise de Paula Martins de Abreu e Lima, professora na UFSCar, coordenadora adjunta da UAB-UFSCar e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp fala sobre as interações interpessoais no ambiente online e as formas ideais de se fazer feedback no processo de aprendizagem online.




REFERÊNCIA

MILL, Daniel; ABREU-E-LIMA, Denise; LIMA, Valéria Sperduti. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. In: Cadernos da Pedagogia, Ano 02, Volume 02, Número 04, agosto/dezembro, 2008. 
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp. 137-147. 
FERREIRA, Jansen de Queiroz. Feedback para desenvolver equipes produtivas. Disponível em: <http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/artigos/091104-feedback_equipes.shtm>. Acesso em: 10 maio 2007.

2 comentários:

Marcelo Reges disse...

Cleverson,

Adorei o texto. Vou sugerir a leitura nos cursos que estou atuando com o tutor.
Uma coisa que eu acho muito importante na atuação do tutor, principalmente com relação ao feedback, é a construção de uma educação afetiva.
Para isto é fundamental conhecer o cursista e saber com cada um vê o mundo. Uma relação de alteridade. Respeitando o outro.

Cleverson Domingos disse...

Oi Marcelo!
Muito bom contar com seu comentário!
Também acredito nisso que você fala.
Sua contribuição foi fundamental!
Um abraço,
Cleverson

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