Estou participando
de um curso de formação de tutores pela Universidade Aberta do Brasil da
Universidade de Brasília, como parte da seleção de tutores para atuação no
Curso de Licenciatura em Pedagogia à distância. Nesse curso de formação em EAD
para tutores, estamos estudando as Tecnologias Digitais da Informação e da
Comunicação (TDIC) na Educação on-line
e a atuação do tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na semana
passada, trabalhamos coletivamente na
construção de um power point
utilizando o Google Docs, a partir de
um grupo de três pessoas (Cleverson Domingos, Fabrício Abreu e Henrique Neuto).
Para construirmos essa atividade, utilizamos como ferramenta de comunicação e
interação, além das mensagens via moodle,
o bate-papo do facebook como forma de
discutirmos em tempo real (ou síncrono) a atividade[1].
O facebook é uma rede virtual de relacionamentos, em que é possível,
como diz o próprio site oficial, “se
conectar e compartilhar o que quiser com quem é importante em sua vida”. O facebook superou e, em alguns casos,
substituiu o orkut - rede social
criada pela Google. Ambas redes sociais foram criadas no ano de 2004. No
Brasil, as redes sociais fazem muito sucesso e praticamente todas as pessoas
que acessam a internet possuem um perfil nesses sites de relacionamento. Recentemente, durante a minhas atividades
de tutoria no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, ofertado pelo
Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, discutimos
justamente a utilização das TDIC’s como instrumentos pedagógicos que podem
auxiliar o processo de aprendizagem, interação e construção do conhecimento.
Uma das postagens de uma professora da Bahia foi o texto 100 maneiras de usar o Facebook em sala de aula.
Esse texto apresenta
diversas estratégias e possibilidades pedagógicas de utilização do facebook na área de educação, tanto
presencial quanto a distância. Assim como toda atividade educativa, ao utilizar
o facebook é importante definir os
objetivos que se pretende atingir e, a partir disso, as formas/ferramentas que
serão utilizadas para concretizá-los. Como o texto indica, podem ser
desenvolvidas várias habilidades e competências com o uso do facebook e das suas ferramentas, como
aquelas relacionadas a pesquisa, as relações interpessoais, a organização, ao
trabalho, a comunicação, entre outras. A atividade a ser realizada, por sua
vez, vai exigir a escolha de qual ferramenta da rede social utilizar. Poderão
ser usados a depender da atividade o chat,
os grupos[2], o
feed de notícias, páginas,
aplicativos, jogos, eventos, álbum de fotos e vídeos, entre outros.
No campo
organizacional e educacional, o facebook tem
sido utilizado por empresas e até por instituições de ensino como forma de
estabelecer uma comunicação com o público de usuários interessados em
acompanhar as notícias, atividades, conteúdos e serviços. Geralmente, criam-se páginas
no facebook que podem ser “curtidas”.
Assim, as informações postadas pelas páginas dessas instituições podem ser
acompanhadas no próprio feed de
notícias de cada usuário. Toda postagem ou atualização é vista em cadeia por
todas aquelas pessoas que curtiram a página, sem necessitar fazer o acesso a
página para acompanhar as informações (embora também exista a opção de configurar
para que as informações não apareçam no feed
de notícias, somente apenas quando for visitada a página).
Percebe-se
que, fora esses casos em que são traçadas políticas de comunicação e marketing de empresas, marcas e
instituições, o facebook ainda não é
tão utilizado nos processos de ensino e aprendizagem, pensando na educação “formal”
de um modo geral (seja presencial ou a distância). No entanto, como diz o texto
100 maneiras de usar o Facebook
em sala de aula, “com o tempo,
o Facebook tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam
usá-lo para melhorar a educação e, principalmente, a comunicação com seus alunos”. Como
rede social, o facebook está presente na vida de muitas crianças e jovens,
especialmente, aqueles que tem acesso as TIC’s e a internet. Trata-se de uma espaço
de relacionamento e, portanto, onde acontecem processos educativos, visto que
nele há pessoas que se interagem, compartilham informações e constróem
conhecimentos.
Por outro
lado, o facebook é também criticado,
visto que muitos jovem passam muito tempo na rede social e na internet sem aproveitar
as possibilidades educativas que elas lhe oferecem. De fato, o facebook e a internet nem sempre
precisam ser utilizados de forma pedagógica. O facebook, por exemplo, é utilizado mais como um espaço de entretenimento
e agrupamento entre pessoas (amigos). Por outro lado, também vem sendo utilizado
como uma forma de compartilhamento de informações (para além daquelas de cunho
individual) e criação de grupos em torno de interesses em comum, casos em que
se criam verdadeiras comunidades de aprendizagem. Não quero entrar no mérito dos
“malefícios” do facebook para uma
determinada geração ou do seu caráter efêmero. Do ponto de vista pedagógico, acredito
que é importante saber manuseá-lo, filtrar as informações que nele circulam e
desenvolver uma postura crítica perante o mesmo.
A reflexão
sobre o facebook, sobre suas
potencialidades e funções, pode ser uma das primeiras atividades quando pensar
em utilizá-lo de forma pedagógica. Pensando
na educação presencial, em primeiro lugar, percebo que o facebook se faz presente na vida de muitas crianças e adolescentes,
seja em casa, nas lan houses ou na
escola através dos seus telefones celulares. Às vezes, para muitas crianças e
adolescentes, o facebook é mais
interessante que as aulas. Assim, pensando em integrar esse público nas
atividades e conteúdos escolares, o facebook poderia ser um meio de envolvê-los
e de aumentar a motivação pelo estudo.
Pensando no
trabalho do tutor online, o facebook pode ser utilizado para várias
atividades. Pode haver uma página no facebook
da disciplina, em que o/a professor/a-tutor/a pode compartilhar informações com
o seu grupo de cursistas. Além disso, pode ser criado um grupo para reunir
os/as cursistas e integrá-los em uma atividade de produção coletiva que utilize
o chat e o feed de notícias, por exemplo, favorecendo a interação e
interatividade. Os cursistas poderão ser incentivados a criarem páginas sobre
temas específicos e compartilhar conteúdos multimídias produzidos por eles
próprios em suas atividades de pesquisa. Para favorecer a interação/interatividade,
os cursistas poderão “curtir” as páginas criadas pelos colegas e fazer
comentários e perguntas. Enfim, as possibilidades só aumentam com o
desenvolvimento de novas ferramentas, aplicativos e jogos. Além disso, o facebook também pode estimular o
planejamento e a realização de atividades interdisciplinares. Veja aqui uma matéria que fala do trabalho de um professor junto aos alunos utilizando o facebook
Em resumo,
acredito que o facebook pode
contribuir para o processo de aprendizagem construído dentro dos espaços virtuais à
medida que amplia as interações para além do moodle, gerando outras formas de comunicação, construção e troca de
conhecimentos. Inclusive, devido suas possibilidades pedagógicas, o próprio facebook lançou um guia que pretende
auxiliar os/as professores/as do mundo a entender e aproveitar essa mídia social na sala de aula. Chamado Facebook para Educadores, o guia propõe e explica 7 maneiras com que educadores
podem usar o Facebook, quais sejam: 1) ajudar a desenvolver e seguir a política
da escola sobre o Facebook; 2) incentivar os alunos a seguir as diretrizes do
Facebook. 3) permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e
privacidade no Facebook; 4) promover a boa cidadania no mundo digital; 5) usar
as páginas e os recursos de grupos do Facebook para se comunicar com alunos e
pais; 6) adotar os estilos de aprendizagem digital, social, móvel e “sempre
ligado” dos alunos do século 21; e 7) usar o Facebook como recurso de desenvolvimento
profissional.
Acessem o
links e explorem essas potencialidades. Se quiserem me adicionem no "face": Cleverson Domingos e lá podemos bater papo e interagir mais sobre essas possibilidades pedagógicas e os desafios a serem enfrentados com o seu uso educativo.
[1] O bate-papo do facebook permite realizar chats em grupo, bastando “adicionar
amigos ao bate-papo ou a conversa”. A conferência em vídeo do facebook ainda é restrita a duas
pessoas, diferente do hangout da Google
que agora permite uma conferência com até nove pessoas.
[2] Os grupos
podem ser de diversos tipos, isto é, grupos de amizade, de pesquisa, de
interesse em torno de uma determinado assunto ou artista, entre outros. Podem
ser secretos, fechados ou abertos, modificando a política de privacidade dos
mesmos.
3 comentários:
Maravilhoso texto! Leve, de leitura fácil, pertinente ao nosso trabalho. Obrigada por compartilhar conosco suas ideias.
Abraços
Sandra Viana
Oi Sandra!
Obrigado por prestigiar o texto!
Um abraço,
Cleverson
Gostei do seu texto!
Me ajudou bastante sobre o uso do Facebook como ferramenta de incentivo a aprendizagem.
Postar um comentário
Você gostou dessa postagem? Deixe aqui um comentário!