Seminário "Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e desafios"

10 de julho de 2010

Data: 13 e 14 de julho

Horário: 9h às 17h

Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados
Em 1990, adentrou no conjunto normativo brasileiro a Lei nº 8.069 – o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) –, que regulamentou o artigo 227 da Constituição Federal e se tornou o marco legal da infância e da adolescência.
Vinte anos depois, as Comissões de Direitos Humanos e Minorias e Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em parceria com organismos internacionais e organizações da sociedade civil organizada, estarão promovendo o debate sobre os avanços e desafios encontrados após a edição do ECA.
Esse debate ocorrerá durante os dias 13 e 14 de julho próximo, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, durante o Seminário Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e desafios .
No dia 13 haverá um evento especial promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com a participação de diversos ministros e do Presidente Lula.
No dia 14, teremos a participação dos presidenciáveis no último painel do evento. Oportunidade em que eles exporão suas propostas de governo para a infância e a adolescência.
Informações: (61) 3216-6570 / (61) 3216-6570 / (61) 3216-6570 / (61) 3216-6570 / (61) 3216-6575

Faça sua inscrição aqui

Alejandro: novo clipe da Lady GaGa

3 de julho de 2010

O tão esperado clipe da Lady GaGa chamado Alejandro finalmente foi lançado.

Segundo a cantora, o clipe é uma homenagem ao "amor homossexual".

Não deixe de assistir e faça seus comentários.

Curso "Enfrentando a Homofobia e o Sexismo nas Escolas"

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O Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual e de Gênero (NEDIG), em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), está desenvolvendo o Projeto Vidas Plurais, que oferta o Curso “Enfrentando a Homofobia e o Sexismo nas Escolas”.

O curso, que está concluindo as primeiras turmas por agora, abre mais inscrições para novas turmas no 2º semestre de 2010.

O Projeto Vidas Plurais recebe incentivos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do  Ministério da Educação, e tem a intenção de capacitar profissionais de educação em temas relativos à orientação sexual e identidade de gênero.

No segundo semestre de 2010, o Projeto Vidas Plurais pretende ampliar a oferta, formando turmas também no Riacho Fundo, Gama e Sobradinho, além de Ceilândia, EAPE e UnB.

Para fazer a inscrição, basta fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail projetovidasplurais@gmail.com

Para conhecer mais o Projeto Vidas Plurais basta acessar o site: http://vidasplurais.wordpress.com/

Síntese e Slides do Seminário “Juventude: gênero, raça e sexualidade”

15 de junho de 2010


Nessa última semana, estive envolvido com a leitura do ensaio “O corpo e a sexualidade” de Jeffrey Weeks, bem como dos demais textos do Seminário Juventude: gênero, raça e sexualidade, da Disciplina “Juventude, Educação e Cultura” ofertada pela Professora Drª. Wivian Weller,  no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), que precisava apresentar.

Tomei contato com esse ensaio de Jeffrey Weeks ainda durante a graduação. Embora ele seja uma das referências da minha monografia, não o li com tanto cuidado como fiz agora.

Realmente, pensar a (homo/hetero/bi) sexualidade como um dispositivo histórico e cultural, e não apenas como algo dado ou puramente biológico é um exercício mental, muitas vezes, árduo.

Além disso, entender a homossexualidade como uma escolha é difícil para a maioria das pessoas e, eu diria, principalmente, para alguns/mas militantes, que conceptualizam a orientação sexual (como preferem chamar) como sendo algo com o qual se nasce, inerente à condição humana, diferente de opção sexual (que dá a ideia de ser possível escolher conscientemente o objeto de desejo sexual).

Para quem se interessar pela discussão, estou disponibilizando a síntese e os slides para visualização logo abaixo dessa postagem.
Acredito que vale a pena passar o olho ou, mesmo, ler atentamente. Cada questão diz respeito à nós, aos nossos corpos e à nossa sexualidade.

O ensaio de Jeffrey Weeks enfatiza que a sexualidade adquiriu centralidade na sociedade moderna ocidental tornando-se “uma questão política” devido uma nova configuração de poder que nos exige classificar uma pessoa pela definição de sua verdadeira identidade, uma identidade que se expressa plenamente a real verdade do corpo.

Também convido vocês a lerem, especialmente, o artigo de Shirlei Rezende Sales do Espírito Santo chamado “O Jovem Macho e a Jovem Difícil: sexualidade, subjetividade e governo no discurso curricular” que foi premiado no 3° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero de 2008, organizado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que analisa a produção de subjetividades juvenis no discurso do currículo escolar e do currículo do Orkut.

Passeiem também pelo Canal do Projeto Bem-Me-Quer no Youtube, especialmente, os vídeos o que é felicidade e Todo tipo de gente.

Depois vou postar o texto "O outro, eu e você" de Alberto Forgaz que abriu o seminário.

Não poderia deixar de agradecer imensamente a minhas colegas Cláudia Denis e Lurdinha pela dedicação na realização desse seminário.

Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas

10 de junho de 2010



A Ação Educativa da Exposição Séculos Indígenas no Brasil realiza, em junho, no auditório do IESB e na EAPE, o Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas. O evento é dirigido aos professores das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal e tem por objetivo preparar e estimular os educadores frente ao desafio de desenvolver, em sala de aula, uma abordagem crítica e criativa de assuntos relativos à cultura e história dos povos indígenas no Brasil. O primeiro módulo do Fórum foi realizado em outubro de 2009, nas dependências da FUNAI, em Brasília, e contou com a participação de cerca de 200 professores da rede pública do DF. O segundo módulo, que será realizado em Junho de 2010, integra o programa de atividades da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE).

Nesse sentido, a Ação Educativa considera necessária a inclusão da temática indígena nos currículos escolares (Lei Nº 11.645/2008 ao disposto pela Lei Nº 10.639/2003). Para o Módulo II do Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas estão convidados os professores dos ensinos fundamental e médio, mesmo aqueles que não participaram do Módulo I. Aos que não participaram pela primeira vez, recomenda-se não perder as palestras oferecidas no dia 16 de junho, a fim de que tenham acesso à fala de lideranças indígenas, conteúdo oferecido no Módulo I desta atividade.

Presidente Lula decreta dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia

8 de junho de 2010

Atendendo ao pedido da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) – ofício abaixo –, na sexta-feira, dia 4 de junho, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que institui o Dia Nacional de Combate à Homofobia, a ser comemorado anualmente no Dia 17 de Maio. O Decreto foi publicado no Diário Oficial da União de ontem, segunda-feira, 07/06, Seção 1, página 5 (texto abaixo).

A notícia foi recebida na sexta-feira à noite pela presidência da ABGLT durante a realização do 10º Prêmio “Cidadania em Respeito à Diversidade”, promovido pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo.

Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, “o Decreto é o reconhecimento

O esperado concurso da Secretaria de Estado de Educação do DF finalmente saiu

7 de junho de 2010

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (Seplag/DF) lançou nesta segunda-feira (7/6) o edital de abertura do concurso que irá oferecer 400 oportunidades para professor de Educação Básica do magistério público. As informações estão no Diário Oficial do DF, na página 83, que podem ser acessadas no hiperlink acima.

A seleção será organizada pela Fundação Universa e constará de prova objetiva, prova oral, prova prático-oral e avaliação de títulos e de experiência profissional. A primeira etapa está marcada para o dia 12 de setembro. Para participar, é necessário ter licenciatura ou bacharelado nas áreas oferecidas, de acordo com o cargo que será disputado.

Há chances nos componentes curriculares de Atividades (Pedagogia), Administração, Artes, Biologia, Contabilidade, Eletrônica, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Informática, Francês, Inglês, Espanhol, Língua Portuguesa, matemática, Música, Odontologia, Psicologia, Sociologia e Telecomunicações.

As inscrições poderão ser feitas dos dias 21 de junho a 29 de julho, pelo site www.universa.org.br ou na Central de Atendimento ao Candidato da organizadora, que fica no SGAN 609, módulo A, Asa Norte, Brasília (DF). A taxa de participação varia de R$ 58 a R$ 73. Os interessados devem optar por uma jornada de trabalho de 20 horas semanais (salário de R$ 1.381,67) e dedicação exclusiva (R$ 3.720,24).

Até o momento de publicação desta matéria, a empresa organizadora ainda não havia disponibilizado o edital de abertura em seu site.